Aula Magna do Curso Técnico de Segurança Pública - Bombeiro Militar

Publicação:

Aula Magna do Curso Técnico de Segurança Pública - Bombeiro Militar

Na tarde de ontem (07), no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), aconteceu a Solenidade de Aula Magna do Curso Técnico de Segurança Pública Bombeiro Militar (CTSP). O Curso visa preparar os soldados e 3º sargentos do Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para o exercício das atividades inerentes à graduação de 2º sargento.

O curso que ora se inicia será realizado sob coordenação da Academia de Bombeiro Militar (ABM), com o programa elaborado pela Divisão de Ensino, em consonância com a matriz curricular nacional. É importante salientar que de forma inédita, a Instituição realizará o curso à distância, com características gerais dos diversos cursos à distância existentes, tais como disciplina individual, acesso aos meios necessários para execução das atividades pedagógicas, adaptação aos dispositivos tecnológicos, onde a concentração têm papel muito importante no andamento e desenvolvimento do aluno no curso.

O presente curso insere-se em um conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS, que junto ao Governo do Estado e inserido no contexto da orientação da Portaria da Secretaria de Segurança Pública do RS nº 052/2015, que determina que seja priorizado o ensino à distância pelos órgãos de ensino vinculados a secretária, expressam o esforço de garantir a eficiência e celeridade na carreira dos Militares Estaduais.

Em tempo, salientamos a presença do coronel Jarbas Trois de Ávila, subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que na solenidade representou o Governo do Estado do RS, do coordenador de Graduação da Faculdade de Direito da PUCRS, professor Doutor Adalberto Pasqualotto, que no ato representou o Reitor da PUCRS, além do diretor do Departamento Administrativo, coronel Darlan Adriano, do diretor do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios, coronel César Eduardo Bonfanti, e o diretor da Academia de Bombeiro Militar, tenente-coronel Lúcio Alex Ruzicki.

O CBMRS gostaria de fazer um agradecimento especial à PUCRS, por mais uma vez abrir as portas desta nobre Instituição. A Corporação se coloca sempre à disposição da Universidade!