Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balanço dos primeiros 30 dias de Operação Verão - CBMRS

Publicação:

Coletiva 30 dias Operação Verão CBMRS
Coletiva 30 dias Operação Verão CBMRS

Aconteceu na manhã de hoje (16) uma coletiva com a imprensa com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), onde foram apresentados os dados dos primeiros 30 dias da 1ª Operação Verão.

Informações como registro dos salvamentos realizados até o momento, que nessa edição apresenta o menor número de salvamentos nos primeiros 30 dias nos últimos 10 anos, contabilizando 236. Os números representam 63,9% a menos que a média histórica de 655 salvamentos. Isto se dá ao grande número de ações preventivas feitas, começando pelas crianças através do Projeto de Educação Preventiva Guarda-vidas Mirim, onde aprendem os cuidados que devemos ter com o mar, rios, lagoas e piscinas, orientações das cores das bandeiras, e também, consequência do grande número de intervenções preventivas feitas pelos guarda-vidas.

Coletiva 30 dias Operação Verão CBMRS
Coletiva 30 dias Operação Verão CBMRS

Nesse período foram registrados 61.984 “apitaços”, um aumento de 159% em comparação com a Operação anterior. Através do balanço de dados conseguimos traçar o perfil de banhista com maior incidência de salvamento, que trata-se de jovem de 16 a 20 anos do sexo masculino no horário que compreende das 14 horas e 30 minutos às 19horas, principalmente no litoral norte.

Na oportunidade foi realizado uma simulação de salvamento com a utilização dos novos equipamentos que reforçarão a atuação dos guarda-vidas, bem como as motos aquáticas, quadriciclos e drones que o CBMRS usará para a salvamentos e prevenção na beira da praia.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS