Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul forma 182 novos soldados

Publicação:

CBFBM - Passo Fundo

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou nesta sexta-feira (13/04) a última turma de novos soldados bombeiros do Estado, remanescentes do Concurso de 2014. O Curso Básico de Formação Bombeiro Militar (CBFBM) ocorreu em seis municípios – Porto Alegre, Esteio, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Cruz Alta, e Passo Fundo – incluindo e aperfeiçoando 182 militares, que exercerão as funções administrativas, de combate e prevenção de incêndios.

Há de ressaltar o esforço do Governo do Estado do Rio Grande do sul, bem como da Secretaria de Segurança Pública, em chamar todos os aprovados no Concurso para Bombeiro Militar de 2014. Não fosse o empenho dos órgãos responsáveis, o CBMRS deixaria de contar com esses novos militares nas trincheiras da Corporação. A partir de agora, os novos soldados passarão a integrar as diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, representando um incremento de recursos humanos mais qualificado e consciente das responsabilidades de prestarem um serviço cada vez melhor à comunidade.

Formatura do CBFBM no Teatro Unisinos, em Porto Alegre.

O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, sede do 7° Batalhão de Bombeiros Militar, formou 25 novos Bombeiros Militares que serão distribuídos entre os batalhões CBMRS. A solenidade de formatura foi realizada no dia 11 de abril, às 15:00hs no Parque da Gare, na cidade de Passo Fundo. Durante o CBFBM, os novos soldados receberam toda a preparação de combate e de prevenção contra incêndio, de busca, salvamento e resgate, atendimento pré-hospitalar, defesa civil e demais atividades que competem à corporação.

A formatura dos soldados em Santa Cruz do Sul ocorreu no dia 12 de abril, no ginásio Poliesportivo da cidade. Foram 25 alunos do CBFBM, em uma solenidade que contou com a presença do Deputado Estadual Edson Brum, do subcomandante-geral do CBMRS, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, do diretor do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios, coronel César Eduardo Bonfanti, do Comandante do CRPO VRP, coronel Valmir José dos Reis, e demais autoridades civis e militares.

A turma de novos soldados de Porto Alegre e Esteio formou-se nesta sexta-feira, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre. A solenidade de entrega de divisas e insígnias de 75 militares – 52 da Academia de Bombeiro Militar (ABM), em Porto Alegre, e 23 de Esteio – contou com a presença do comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Valinodo Pereira, do deputado Estadual Edson Brum, do professor Doutor Cristiano Richter, que representou o Reitor da Unisinos, além do representante da Casa Militar, tenente-coronel Roberto do Canto e do diretor da ABM, tenente-coronel Lúcio Alex Ruzicki, completando a Mesa de Honra.

A Formatura da turma de Soldados de Bento Gonçalves, ocorreu nesta sexta-feira (13), às 16hs no Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento de Bombeiros da Serra Gaúcha. Os 30 novos Soldados Bombeiros Militares tiveram suas aulas no Centro de Capacitação e Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar da Serra Gaúcha (CCTBM), que destina-se ao aprimoramento técnico profissional dos bombeiros militares do estado do Rio Grande do Sul, empresas, comunidade e profissionais da área de segurança. O local fica dentro do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, em Caxias do Sul, que compreende o comando operacional da parte serrana.

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Ijuí, realizou no sábado (14/04), às 16 h, a solenidade de formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar no Ginásio Municipal de Cruz Alta. O evento que contou com as presenças do Comandante da AD/3 General de Brigada Amadeu Martins Marto o subcomandante-geral do CBMRS, Coronel Evaldo Rodrigues De Oliveira Junior, e demais autoridades civis e militares, formou 27 Soldados que incluíram nas fileiras da Instituição em junho de 2017.