Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançamento da Operação Verão para Todos

Lançamento da Operação Verão para Todos

Publicação:

Lançamento Operação Verão
Lançamento Operação Verão

Ocorreu neste sábado, 15 de dezembro de 2018, em Capão da Canoa, o lançamento da Operação Verão para Todos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

É a 2ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) como instituição independente, atuando diretamente nas atividades de prevenção e salvamento de afogamentos.

 A 1ª Operação Verão ocorreu de forma satisfatória, apresentando significativas reduções nos números de salvamentos e afogamentos. Tais reduções, salvamento (-60%) e mortes por afogamentos (-97%), se deram devido a uma série de fatores e ações implementadas pela corporação.

A grande mudança está na metodologia prevencionista adotada pelo CBMRS, com uma atuação mais incisiva do guarda-vidas, atuando este de forma assídua e presente junto aos veranistas, a fim de orientá-los sobre situações de riscos.

Além disso, o CBMRS também conta com uma equipe que atua em Projetos de Educação Preventiva, que se tornaram um forte aliado na disseminação das boas condutas para a população, sendo de maior repercussão o projeto guarda-vidas mirim.

O projeto tem principal destaque nas medidas educativas e preventivas para crianças, levando os ensinamentos e cuidados básicos que se deve adotar para um banho seguro.

Ainda, visando o constante aprimoramento na prestação de serviços pelo CBMRS, tem se dado especial atenção na aquisição de equipamentos voltados ao salvamento aquático, como quadriciclos e motos aquáticas, tornando a atuação cada vez mais célere e eficaz.

O Corpo de Bombeiros Militar está presente nas praias do Litoral Norte e do Litoral Sul, além dos balneários de águas internas. São 742 militares que já se encontram atuando em 200 guaritas. Além disso, ainda estão em processo de formação 304 guarda-vidas civis, os quais concluirão a habilitação no dia 28 de dezembro, reforçando o efetivo e possibilitando a ativação de maior número de guaritas.

O CBMRS deseja a todos um ótimo verão.

 

 

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS