Corpo de Bombeiros Militar participa da Operação Litoral Norte e Sul

Publicação:

Na força-tarefa encerrada na manhã de hoje, foram empregadas 219 viaturas e um efetivo total de 863 agentes - Foto: Divulgação SSP

Após 24 horas de ação, foi encerrada, na manhã desta quinta-feira (1/2), a segunda fase da Operação Integrada Litoral Norte e Sul. Conduzida nos municípios do litoral gaúcho, a ofensiva, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), teve início às 6h da manhã de ontem e realizou 4,4 mil ações que resultaram em 5 prisões, 56 cumprimentos de mandados de busca e apreensão e mais de 1,3 mil veículos abordados.

A força-tarefa foi composta pelas cinco vinculadas da pasta – Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) –, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Como funciona a operação integrada

A Operação Integrada Litoral Norte e Sul tem o objetivo de desenvolver, de forma conjunta, ações de cunho preventivo e repressivo de combate ao crime, fiscalização de estabelecimentos comerciais e de locais de reunião de público, fiscalização de trânsito e ações sociais para aproximar o público das forças de segurança. Cada instituição envolvida contribui com sua expertise para o sucesso da ação integrada.

Na força-tarefa encerrada na manhã de hoje, foram empregadas 219 viaturas e um efetivo total de 863 agentes. Ao longo das 24 horas, foram realizadas 4.474 ações. A BM abordou 1.335 indivíduos e registrou 185 boletins de atendimento, a PC cumpriu 56 mandados de busca e apreensão e efetuou 5 prisões, o CBM fiscalizou 33 locais, e o DetranRS fiscalizou 483 veículos e realizou 469 testes de etilômetro (conhecido como teste do bafômetro). O IGP empregou 5 viaturas com 11 servidores na ofensiva.

A primeira fase da Operação Integrada Litoral Norte e Sul foi deflagrada no dia 29 de dezembro do ano passado, quando foram realizadas 4.570 ações. Somadas, as duas edições respondem por mais de 9 mil ações, conduzidas nos municípios litorâneos do Rio Grande do Sul. Esses números refletem o esforço da SSP para garantir a segurança de turistas e moradores da região, especialmente no verão, quando há um aumento significativo da população, devido à presença de veranistas e turistas provenientes de outras cidades do estado.

Operação Verão: queda de quase 20% na criminalidade

A Operação Integrada Litoral Norte e Sul está inserida no âmbito da Operação Verão Total, que teve início no dia 16 de dezembro de 2023 e segue até o dia 10 de março deste ano, nas praias, nas lagoas e nos balneários gaúchos. Enquanto a BM é responsável pelo policiamento ostensivo, e a PC, pela condução de investigações criminais, o DetranRS realiza barreiras nas principais vias das cidades litorâneas para evitar, principalmente, embriaguez ao volante. O CBM, por sua vez, reforça os atendimentos de emergência e de fiscalização, por meio dos planos de prevenção e combate a incêndios (PPCI), por exemplo, além de implementar, de forma sazonal, a atuação de guarda-vidas nas praias. Por fim, o IGP reforça o atendimento nos postos de emissão de documentos e os serviços de perícia.

Desde o início da Operação Verão Total (16/12) até a última terça-feira (30/1), os indicadores criminais do Litoral Norte e do Litoral Sul apresentaram redução, em comparação com os do mesmo período do ano passado. Os casos de posse de entorpecente, por exemplo, registraram retração de mais de 25%, caindo de 349 para 257 ocorrências. Considerando os crimes de furto e arrombamento a estabelecimento comercial, roubo a estabelecimento comercial (incluindo minimercados e armazéns), roubo a estabelecimento comercial com lesões, roubo de veículo e posse de entorpecentes, o total de casos caiu de 446 para 364, o que representa uma queda de quase 20%.

Os dados compreendem os primeiros 46 dias da Operação Verão Total, em comparação com o mesmo período de 2022-2023. Fizeram parte do levantamento 37 municípios litorâneos: Arambé, Arroio do Sal, Arroio Grande, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cerrito, Cidreira, Cristal, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Jaguarão, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Riozinho, Rolante, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tapes, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

Além da Operação Integrada Litoral Norte e Sul, a SPP coordenada mais três ações – Fios e Cabos, Desmanche e Noite Segura –, a fim de garantir um ambiente seguro e tranquilo para residentes e visitantes durante a alta temporada.

Texto: Anelize Sampaio e Anna Emília Soares - Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja – Ascom SSP